Cidadania e Empregabilidade
Segunda-feira, 25 de Maio de 2009
Tema de Vida 1: Ambiente

 

O Aquecimento Global do Planeta
 
 
O Aquecimento Global é um assunto muito sério que deve ser alvo de preocupação de todos nós. Nos últimos 100 anos a temperatura média na Terra aumentou 1ºC. Porque  é que isto está a acontecer?

Seremos nós os humanos os responsáveis por este  fenómeno?
Se sim, o que irá acontecer à Terra e o que podemos fazer para parar este processo?
Preocupa-se com o meio ambiente?
Acha que pode fazer alguma coisa em defesa do ambiente de todos nós?

 

 
Resumo do filme “uma Verdade inconveniente”

O filme é muito contundente, emocionante e muito bem feito, com imagens de excelente qualidade, muita criatividade e bom humor. Al Gore alerta para a séria e real ameaça do aquecimento global. No final, faz um pouco de educação ambiental, ensinando uma série de atitudes individuais para se combater o efeito  de estufa.

Al Gore defende que, se não houver uma mudança radical na gestão dos recursos e na produção de gás carbónico, em menos de uma década o nosso planeta entrará numa dinâmica catastrófica. O degelo dos pólos, a alteração dos ciclos climáticos, com o eclodir de perturbações meteorológicas extremas, como secas severas, inundações gigantes ou vagas de calor mortais, e a propagação de epidemias são apenas algumas das consequências.
Apesar disso, Al Gore mantém-se "optimista". Ainda estamos a tempo, de salvar o planeta. Mas, para que tal seja possível, todos temos que incorporar práticas simples no dia-a-dia - como separar o lixo, utilizar mais os transportes públicos, reduzir o consumo de água quente, regular os termóstatos, plantar árvores... e sobretudo é necessário que a classe política reveja as suas opções. As grandes tarefas dependem sobretudo dos dirigentes políticos e devem ser adoptadas à escala mundial.
Uma Verdade Inconveniente" é um documentário, um apelo urgente, mas também optimista, através do qual o realizador, Davis Guggenheim, tenta alertar as consciências dos cidadãos e da classe política para os perigos do aquecimento global e para a diminuição das reservas de água do planeta.
Uma Verdade Inconveniente mostra como e por quais motivos a emissão de substâncias poluentes e o mau uso dos recursos naturais tem impactes no aquecimento global e nos demais problemas bastante actuais. Nos últimos minutos, o filme apresenta algumas recomendações sobre o que pode ser feito, e serve como um guia imprescindível para a sobrevivência do mundo como o conhecemos hoje.
Segundo alguns cientistas, teremos apenas dez anos para evitar uma grande catástrofe que pode destruir o nosso planeta gerando condições meteorológicas agressivas, inundações, epidemias e ondas de calor que ultrapassam tudo o que conhecemos. O documentário segue a luta de Al Gore para travar o aquecimento global e a sua tentativa de impor o problema, não como uma questão política, mas sim um desafio global para a Humanidade.
 



publicado por Helena Rocha às 12:30
link do post | favorito

posts recentes

TEMA 3 - Empreendedorismo

Violência Doméstica - Con...

A Sexualidade

Saúde Ocupacional - Vigil...

Saúde Ocupacional

A Nutrição e os Nutriente...

O Desporto

Alimentação Saudável

Tema de Vida 2 - A Saúde

Problemas Ambientais

PICNIC

Calendário Ambiental

A Reciclagem

Ficha de Exploração do do...

Tema de Vida 1: Ambiente

Cenas do Quotidiano

Quadras - Cidadania

Sopa de letras - Cidadani...

O que é Cidadania?

Início de um longo percur...

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


tags

todas as tags

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009